Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Baleia Rossi quer garantir vagas para mulheres no Parlamento

baleia mulheres

O presidente estadual do PMDB-SP e líder do PMDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (SP), defendeu nesta terça-feira (3) a criação de reserva de vagas para mulheres em todos os legislativos do País (Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas estaduais e Câmaras Municipais de vereadores).

Baleia Rossi articula o apoio maciço do PMDB em favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de número 134/2015 que está pronta para ser apreciada pela Câmara em primeiro turno. Após votação em segundo turno, a proposta precisa ser submetida ao Senado.

“Eu acredito que a participação da mulher na política é importante e faz toda a diferença, por isso a bancada do PMDB apoia com muita determinação a PEC 134”, afirma Baleia Rossi, que participou da reunião da Executiva Nacional do PMDB Mulher, realizada em Brasília.

A PEC 134/2015 determina a garantia de um número mínimo de cadeiras no parlamento para as mulheres. Isso se faz necessário porque a composição dos legislativos é desproporcional ao tamanho do eleitorado brasileiro.

No Brasil, 51% da população é do sexo feminino. Contudo, a quantidade de mulheres no parlamento nem chega perto disso. A Câmara dos Deputados, por exemplo, tem 513 cadeiras, mas apenas 55 delas (pouco mais de 10%) são ocupadas por mulheres.

A deputada federal Josi Nunes (PMDB-TO) é defensora da proposta. “O olhar da mulher é diferente do homem, é importante que as mulheres participem do processo de decisão do país” completou a deputada.

Depois de promulgada, a PEC vai assegurar um aumento gradual das cadeiras nas próximas três legislaturas (cada uma dura quatro anos). Na primeira, serão garantidas 10% das vagas; na segunda, 12%; e na terceira, 16%.

Caso não seja atingida a quantidade mínima de mulheres para cada vaga reservada, a mesma será preenchida pela candidata com maior votação nominal individual entre os partidos mais votados.

Ascom Baleia Rossi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *