Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Deputado Itamar Borges participa de debates sobre Metodologias para educação empreendedora na Assembleia Legislativa

itamar educação

Na manhã da última quinta-feira, 19 de outubro, foi realizado na Assembleia Legislativa o 2º Encontro Estadual de Educação Empreendedora, organizado pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), e pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FREPEM).

O encontro reuniu prefeitos, secretários de educação, diretores escolares, professores, vereadores e especialistas, com o objetivo de discutir formas de promover a cultura empreendedora, através do estudo de pioneiros que deram marcante contribuição ao desenvolvimento brasileiro.

O deputado Itamar Borges, presidente da FREPEM, falou sobre o crescimento do movimento pelo apoio ao empreendedorismo. “Este encontro soma-se aos anteriores para difundirmos as metodologias que estão sendo desenvolvidas para serem aplicadas nas salas de aula. Nosso desafio é que as 5 mil escolas e os 4 milhões de alunos da rede estadual possam desenvolver as habilidades empreendedoras. Nossos jovens desejam aulas e projetos de empreendedorismo e as experiências mostram melhoras no rendimento escolar, diminuição da evasão e maior integração da sociedade com a escola” afirmou.

Jacques Marcovitch professor e ex-reitor da USP apresentou o curso de atualização em Pioneirismo e Educação Empreendedora desenvolvido pela FEA/USP. O curso de 30 horas destina-se a professores de todas as disciplinas das escolas integrais, e/ou Fundamental II e Ensino Médio/Técnico, além de educadores de centros de memória, museus e instituições dedicadas a cultura do empreendedorismo e do pioneirismo empresarial.

A partir da análise da trajetória e das ações dos pioneiros, pretende-se que os professores e educadores estejam aptos a: a) traçar as características pedagógicas do pioneirismo e do empreendedorismo e suas repercussões contemporâneas; b) elencar as habilidades, atitudes e comportamentos necessários para o desenvolvimento de ações empreendedoras e seu desenvolvimento em sala de aula; c) compreender as possibilidades de trabalho com a pedagogia empreendedora, por meio da criação de um projeto empreendedor.

Silvério Crestana, consultor da Frepem apresentou uma retrospectiva sobre experiências de inserção do empreendedorismo no ensino formal, em municípios brasileiros e de outros países, que fundamentaram a Lei Estadual de 15.963/2015, de autoria do deputado Itamar Borges, que criou o Plano Estadual de Educação Empreendedora.

A professora Gisele Nanini Mathias relatou as atividades que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Estadual da Educação, descrevendo a matriz de comportamentos e habilidades sobre empreendedorismo, os objetivos e as metas para implantação do Plano Estadual de Educação Empreendedora.

Durante o encontro também foi lançada a coletânea com os Projetos desenvolvidos pelos participantes da turma de julho de 2017. Esses projetos foram elaborados por professores e educadores para desenvolver habilidades, competências e atitudes empreendedoras em sala de aula. Em breve estará disponível emhttps://usp.br/pioneiros/n/

Ascom Itamar Borges

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *