Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Projeto de Herculano Passos quer aumentar doações de IR para assistência a idosos

herculano

Atualmente, o contribuinte só pode fazer esse tipo de doação durante o ano e, depois, informa-la na Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda. Com o projeto, quem não doou antes, poderá fazê-lo na hora de enviar a Declaração. A proposta também aumenta o limite de doação de 1% para 3%.

Doações de contribuintes para fundos de assistência social a idosos chegaram a R$ 10 milhões em 2017. Caso o projeto de lei (PL 10317/2018), de autoria do deputado federal Herculano Passos (MDB-SP), seja aprovado, esse valor poder aumentar significativamente. Doações dessa forma já podem ser feitas para fundos de assistência a crianças e adolescentes. Em 2017, o montante doado foi de R$ 70 milhões.

A proposta altera a lei que trata do Fundo Nacional do Idoso para autorizar que pessoas físicas façam doações aos fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional do Idoso, diretamente em sua Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. “Até então, o contribuinte só pode doar durante o ano do exercício e, depois, informar que fez isso na Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda. Se ele também puder doar na hora que está preenchendo a Declaração, que é quando a maioria das pessoas lembra que pode, tenho certeza que chegaremos a valores muito maiores, beneficiando a população idosa mais carente”, explica Herculano.

Se a proposta for aprovada, o valor permitido para cada doação aumentará de 1% para 3% do imposto apurado, igualando ao que pode ser doado para assistência a crianças e adolescentes. O pagamento deve ser efetuado até a data de vencimento da primeira quota ou da quota única do imposto. A dedução não se aplica à pessoa física que utilizar o desconto simplificado ou entregar a declaração fora do prazo.

O projeto aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados para definir em quais comissões irá tramitar.

Fonte AScom HP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *